sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Erga a Sua Cabeça


   Querido diário, depressão é um assunto sério que é muito desgastado por chacotas e pré conceitos da sociedade. Muita gente fica falando que todo Emo é depressivo ou que depressão é coisa de rico (o que é um baita de um erro tremendo pois muitas pessoas  que vivem na miséria sofrem de depressão).
   As causas desse problema são variadas: a morte de um ente querido, o termino de uma relação amorosa, se sentir sobrecarregado, uma mudança na vida, bulling e etc. A depressão pode se manifestar através da raiva ou da tristeza.
   Gays e lésbicas são de três a sete vezes mais propensos a cometer suicídio. A cada 5h um gay, uma lésbica, um bissexual, um travesti ou transexual cometem suicídio e para cada um deles que se suicida há 20 outros tentando se matar, por se sentirem rejeitados pela igreja, pelos familiares ou pela sociedade.
   Se você acha que sofre de depressão uma boa idéia é ir a um psicólogo, psicólogos estudaram muito para isso e por uma questão ética o que você confiar a um psicólogo será mantido em sigilo. Confie no preparo desse profissional, ele ira te aconselhar e te ouvir muito bem.
   Mas se você sentir-se desconfortável ao falar dos seus problemas cm um psicólogo outra saída e conversar com alguém que você confie(alguém que você possa desabafar e que ira te animar a qualquer custo)  que seja responsável e que não te vá por para baixo. É essencial nesses casos se afastar de algumas pessoas que você talvez considere como amigas, mas que são pessimistas. Por exemplo, pessoas que criticam os seus pais não têm esse direito, os pais são seus não delas e por mais caretas e errados que eles estejam isso quem tem que resolver é você e eles. Quando você fala mal é você que esta falando, mas quando é outra pessoa que fala isso é uma falta de respeito, não deixe que se intrometam na sua vida, ela é sua e a menos que seja para resolver os seus problemas, não deixe que coloquem mais “lenha na fogueira”.
   Afaste-se de lugares ruins que te deixam triste(seu próprio quarto, por exemplo), quanto mais trancado você fica, mais você pensa nos seus problemas. Saia para caminhas, para beber(com moderação), tomar um sorvete, saia com amigos, converse com seus familiares, procure ocupar seu tempo livre fazendo coisas prazerosas... Mude sua rotina monótona, mudança é bom, aumenta a auto estima!
   Você também pode procurar a religião se preferir, alguns padres podem não ser bons psicólogos, mais são bons ouvintes. A religião conforta, da abrigo e é bem mais barato que psicólogo certo?!(risos).  Apegue-se a deus, vá a missa, ore por você e pelos outros também pois assim você consegue ver com mais clareza que não é o único que tem problemas(e não se sente tão sozinho).
   Tente conversar com os seus pais não só sobre seus problemas mais sobre outras coisas também, aproxime-se deles a final você sabe que eles te amam(apesar de muitas vezes acharmos que eles são a causa dos nossos problemas), mas se você não tiver o costume de conversar com seus pais, poxa pelo menos tente(com calma, devagar e sem stress).
   Você sabia que animais de estimação são ótimos curadores de stress? Isso mesmo, pra quem gosta de animal essa é uma boa pedida para depressão. Isso acontece por que você ocupa sua cabeça em passear com o bichinho, alimentá-lo, dar banho e etc. A melhor parte ainda é a recompensa, o animal retribui o amor que você da e isso preenche um grande vazio no seu coração, sentir-se amado é sentir-se querido(faz nos sentirmos bem).
   Se você já tem um animalzinho foque sua atenção nele, enfeite ele, passe um tempinho com ele, passeie, brinque... E se você não tem esta esperando o que? Adote logo um(aconselho pegar um de rua e tratá-lo, não custa nada fazer uma boa ação).Boas ações também aliviam o stress e a depressão, você começa a ver o problema dos outros e percebe o quão pequenos podem ser seus problemas.
   Então é isso ai, acorda pra vida, saia dessa “deprê” cara, levante a cabeça, mude seu visual, olhe-se no espelho com orgulho, não tenha medo de sorrir. Pare de esperar a valorização dos outros, faça isso por si próprio, valorize-se!

Para conselhos pessoais procure falar conosco(querido.diariio@hotmail.com).


Frase indicada: Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.”(Paulo Coelho)

Musica indicada: Sing - My Chemical Romance
Livro indicado: Se você sofre de Depressão – Sérgio Jeremias de Souza
Filme indicado: The Last Holiday(As Férias Da Minha Vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário