sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fã-nático




   Querido diário, é clichê entre os vlogueiros fazerem vídeos criticando modinhas, vida de garoto, seguidores de bandas coloridas (como restart) e etc. A maior parte dos seguidores de Paulo César Siqueira e Felipe Neto são fanáticos a ponto de não medir o que seus ídolos falam. A matéria de hoje tratara sobre a balança que mede até onde nós devemos concordar e quando devemos discordar dos nossos ídolos (termos nossa opinião própria)... E mais, iremos tratar sobre respeitar a opinião alheia.
   Antes de falarmos sobre os coloridos iremos falar sobre suas origens, os Emocores, e os pouco falados From UK:
  Os emos surgiram com o ritmo de Rock Emotional Hardcore (uma mistura de Hardcore Punk com Indie Rock). Ao contrário do que as pessoas pensam esse ritmo não é lento, é apenas melódico com letras típicas do Romantismo literário (um pouco trágico). Ele tem uma grande fama de ser emotivo (significa que ou o que é fácil de comover-se), por isso o termo “Emo”(abreviação). Depois do ritmo musical, alguns fãs do estilo começaram a se caracterizar e fazer do estilo musical um estilo de vida(uma tribo urbana). As roupas emos incluem assessórios punks com camisas xadrez, camisetas básicas ou com desenhos simples mais ousados que variam de ursinhos com olhos de botão, flores ensangüentadas, até crânios e corações cheios de sangue. A tribo ganhou fama com os cabelos com franja.
   Os From UK se originaram nos países britânicos (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). UK é uma sigla para United Kingdom (Reino Unido). Consequentemente, “From UK” significa “Do Reino Unido”. Com o passar dos tempos isso se tornou um estilo, e os From UK do Brasil são influenciados pelos de lá. Esse estilo tão particular mistura um pouco de Emo e o Nerd e tem como objetivo a busca pela popularidade. Ao contrario dos emotivos, eles costumam ser sociáveis e alegres. Muitos acreditam que eles são os pós-emos.  As roupas deles são bem particulares. Apesar de serem um pouco parecidos com os Emos, eles tem um estilo mais fashion; usam acessórios da moda e dos cosplays. Procuram a popularidade usando recursos na internet, expondo fotos e vídeos... Tem um estilo musical pop rock, ou emo remixado com ritmo mais anime.
   Os coloridos são uma nova geração e foram popularmente chamados por esse nome devido suas roupas alegres e coloridas. É um estilo novo originado no Brasil com bandas como Hori, Cine e Restart. Eles tocam um rock alegre, mas também romântico, que não se pode dizer que é Emo. Um estilo ousado sem combinação de cores, com tons sempre vivos e com diversos acessórios coloridos também.
Na foto abaixo podemos identificar cada estilo visualmente: 

   Você pode pensar que os Coloridos surgiram da evolução From UK e que os From UK surgiram da evolução dos Emos, mas se seguir essa linha de pensamento não se pode esquecer que os Emos surgiram dos Punks.
   A maior onda agora é o rock’n roll; gostar de bundas punks e viver um estilo de vida Amy Winehouse safada (risos): basicamente “sexo, drogas e rock’n roll”. O problema é que as pessoas confundem um pouco o que é ser rockeiro com o que é ser ignorante. Dentro do mundo do rock legítimo (o clássico) existem várias lendas como a maldição dos 27, as lendas dos Beatles e de seitas satânicas de outros musico que “fizeram” um pacto com o diabo para ganhar talento e alcançar o sucesso. Porém o legítimo rockeiro é aquele que simplesmente leva a vida sem se importar com o que os outros pensam. Muitos foram ousados por essa estrada, mais sempre aceitaram o estilo dos outros também. Não é por que você usa uma camiseta preta de banda e munhequeira que você é punk. O uso de rebeldia não quer dizer que um rockeiro não deva ter respeito. Muito pelo contrário, o rock trata de expor a raiva e transformá-la em diversão PARA TODOS e não levar a vida tão a sério.
   O rock não abre espaço para clichês da sociedade e os opressores. O rock foi feito para os oprimidos os mal entendidos, pessoas com tendência suicida, ou que possuem muita raiva dentro de si, geralmente que tiveram pais alcoólatras, que apanharam muito na infância, foram deixadas pelos pais. Pessoas que sofrem preconceito por orientação sexual, estilo de vida, peso, cor de pele e etc.(os mal entendidos)
   Realmente surgiram algumas bandas que eram preconceituosas, mas isso não significa que se deva mudar a tradição do rock, pois o rock mantém sua tradição. O rock surgiu da mistura entre o blues, country, folk music, eletric blues e o R&B(só pra citar alguns). Não existem vestes para esse tipo de pessoas. Normalmente o rockeiro procura se vestir o mais próximo possível de seu ídolo. Usar camiseta de banda é uma forma de mostrar seu amor pela musica, mas isso vai do conceito de cada um, já que o rock é livre. Você pode usar rosa choque e ser rockeiro.

   Influenciados por vlogueiros como Felipe Neto e PC Siqueira, muitos jovens criaram seus vlogs falando absolutamente sobre as mesmas coisas que seus ídolos falaram. O problema é que esses fãs não deram a sua opinião... Deram a opinião dos seus ídolos, como se tudo que fosse dito no canal maspoxavida e no canal nãofazsentido estivesse completamente correto. Eles têm a opinião deles sobre os diversos assuntos, mas cada um deve ouvi-los e refletir com olhar crítico. Muita do que eles dizem realmente pode estar certo, mas muita coisa deve ser colocada na balança. Se eles disserem pra você pular da ponte você pula? A maior parte dos vlogueiros que seguem o Felipe e o PC, não tem opinião própria. Eles simplesmente repassam uma forma de pensar que não é deles e muitos inclusive ficam falando com o mesmo jeito e os mesmos palavrões.
   Todos criticam a moda, porém criar vlog já é a nova moda e falar “Porra”, “caralho”, “filho da PUTA”, “eu quero que você se foda” é a maior moda do momento (foda-se). O negócio é que falar palavrão agora quer dizer que você é legal, engraçado e “inteligente”(tá, né). 

   Hoje são muito criticadas as bandas coloridas por serem bandas ruins aos olhos (ou ouvidos) da maioria. Particularmente (opinião minha) também não gosto do estilo e nem das musicas, mas isso não quer dizer que eu não respeite. Se você pode escolher gostar de Beatles e Rolling Stones, então deixe que os outros escutem Restart e Cine. Os lugares que você freqüenta com certeza são diferentes dos lugares que vão tocar Justin Bieber, Luan Santana e bandas coloridas, então por que tanta raiva? Cuide da sua vida. Provavelmente muita gente também não gosta de rock. Muita gente prefere o sertanejo, o samba, o pop... O que seria do rock sem as diversidades?
   Tenho uma teoria sobre coisas ruins! Você percebeu que a um tempo atrás todos falavam mal de Nx Zero e Fresno? De tanto as pessoas falarem mal eles fizeram sucesso e as pessoas desafiaram a qualidade dizendo: “É impossível existir algo pior que Nx zero e Fresno” ai surgiram as Bandas coloridas. O mesmo aconteceu com Justin Bieber: “Não existe nada pior que Justin Bieber”, e aí surgiu Rebecca Black e ainda ousaram em dizer que depois dela não surgiria nada pior e surgiu a “boqueteira” Jenna Rose cantando sobre um Jeans brega que ela viu na revista. A parte do boqueteira é brincadeirinha, gente(a menina é pirras, nem sabe o que é isso). A lição de hoje é: “não desafie a capacidade de uma pessoa ser um  péssimo músico, pois você ainda não viu meu pai cantar no chuveiro, ok?!”
   Outra coisa que é muito criticada nos vlogs são os meninos do Vida de Garoto(VDG). Os argumentos são pessimistas e sempre os mesmos. Se você for pessimista você pode pensar que eles não têm talento para ser famosos, pois eles não fizeram nada para chegar onde chegaram. Mas, se você for pessimista, também deve pensar que os vlogueiros também não fizeram nada para ganhar a fama, eles apenas têm uma câmera e acesso ao YouTube, correto?!
   O otimista vê os colírios como modelos. Eles batem fotos, as meninas apreciam a beleza deles e viram fãs, e aí vêm as entrevistas e tudo mais. Os colírios são apenas garotos-propaganda que a revista usa para fazer marketing e os vlogs servem para entretenimento sem fins lucrativos. Agora é você quem escolhe pensar como o otimista ou pessimista.
   É bem criticada a sexualidade dos meninos da Capricho. Minha opinião diz que realmente a grande maioria é gay, mas vou usar uma linguagem que é usada na internet (perdão): FODA-SE. Você aí, Troll que fica xingando os meninos! Se toca, você se masturba vendo pornô lésbico. As meninas que assinam a revista, na grande maioria, têm menos de 14 anos e se elas gostam disso deixa elas. Olhar não tira pedaço e imaginação não mata. E cá entre nós, existem muitos meninos que também assinam essa revista(né?!).
   Até hoje nunca entendi o que as pessoas têm contra a moda. Agora o que está na moda é não estar na moda. As pessoas fogem da moda a todo instante, tentando formar um estilo único, que é nada a mais nada a menos que o estilo alternativo. Nem vou discorrer muito sobre isso, apenas use o que você se sente bem, o que vai te deixar confortável. Algo que você vista e se olhe no espelho dizendo “sou linda, poderosa e vou pegar muitos gatos hoje. Beijos!” Use o que você quiser. Se estiver na moda, ótimo. Se não estiver mas você gostar, use também...Vai que a SUA moda pega!
 Cada um curte o que quiser, seja Roberto Carlos, Felipe Neto, Restart, Beatles ou o Federico do VDG... Cada pessoa tem suas manias, suas escolhas e seus gostos e é importante respeitarmos uns aos outros. Se você usa a moda ou não, é problema seu e não dos outros. Se cada pessoa cuidasse da sua vida, nós viveríamos em um mundo muito melhor. Não julgue as pessoas sem realmente conhecê-las. Seja quem você é e deixe os outros serem quem eles são.
Aah, e antes que eu me esqueça, sobre os vlogueiros que dão a opinião alheia antes de dar a deles, eu tenho uma frase: “opinião é que nem cu, cada um tem o seu... Então se quiser dar,  dá o seu e  não o meu,  otário!”



Frase indicada:“Paz, amor e empatia”( Kurt Cobain)
Música indicada: Bravery - Rites of Spring (música Emo)
Filmes indicados: “Tenacious D” e “The Runaways -Garotas do Rock”








Nenhum comentário:

Postar um comentário